Um caos desejável


New York City: um caos total! Mas um caos chique, incomparável. Nada que alguns poucos transtornos possam prejudicar a estada em NYC.

Ao acordar abrimos a janela e nos deparamos com um cenário indescritível: neve caindo em flocos, semelhante àquelas cenas de cinema... Correria total para pegar o metrô e logo em seguida ir para o Central Park, afinal, nada como apreciar New York com neve! No Central Park a nevasca caía muito forte, mas o espetáculo de vivenciar toda a vegetação do parque abaixo de neve não tem igual. Muitos turistas fazendo a sua estreia na neve onde ninguem se importou em passar frio. O espetáculo compensava tudo.

Caminhar pela 5th Avenue com as lojas iluminadas mostrando toda a riqueza de suas grifes; passar pelos teatros da Broadway e ver toda os paineis coloridos iluminando cenários como marcas de tênis, roupas, eletrônicos, filmes... e a neve caindo cada vez mais forte, até que não foi mais possível distinguir as calçadas e as ruas. Ficou tudo emendado; carros buzinando; pedestres caminhando e tirando fotos sem parar. Alguns novaiorquinos apavorados correndo para casa e somente nós, os turistas, na rua achando tudo, mas tudo, maravilhoso. Tudo isto aconteceu um dia após o natal, na manha do dia 26 de dezembro.

Estamos hospedados no Brooklin e quando amanheceu o dia 27 de dezembro, ao sair na rua, deparamos com um visual lindo mas assustador: carros enterrados, metrôs parados, ônibus cancelados, nem sinal de taxi... Sem condições de locomoção. Foi a sexta maior nevasca da história de NYC até o momento. Já se passaram 3 dias e nada de normalizar a cidade.
Ainda nas ruas, encontra-se carros enterrados na neve, famílias inteiras tirando a neve com a pá na frente das calçadas, apenas algumas linhas de metrô funcionando, turistas ainda emocionados com a fantástica paisagem enfeitada com bonecos que parece filme da Disney...
Até o momento NYC já soma 1 bilhão de dólares de prejuízo com todo o comércio funcionando meia boca, em uma época que gente do mundo todo vem para cá curtir as festas de final de ano.
Enfim, apesar de todo o caos, NYC continua sendo a capital do mundo, pelo charme e pela grandiosidade de seus monumentos...

0 comentários:

Postar um comentário