Times Square e Broadway – A encruzilhada do mundo

Ao se deparar com a luminosidade dos painéis da Times Square, onde a noite vira dia de tanta luz, fica difícil de pensar que na década de 80 ambas as áreas (Times Square e Broadway) estavam degradadas devido às drogas e à prostituição. Com a revitalização de NYC atualmente esta zona turística contribui anualmente com 53 milhões de dólares para a economia da cidade.

A Times Square hoje é uma espécie de quadra super comercial localizada em Manhattan entre a Broadway e a 7th Avenue. É neste local que acontece o Reveillon mais famoso do mundo, a célebre bola que cai de uma altura considerável de um dos prédios que fazem parte do conjunto arquitetônico do local. Ao pisar na Times Square fica-se boquiaberto com tanta publicidade colorida, são painéis com sinais digitais enormes e a multi variedades de propaganda deixa todos meio tontos, você não sabe para onde olhar e o que ver primeiro.

A mescla da Times Square com a Broadway passa a sensação que você está dentro de um vídeo game ou filme super colorido. A Broadway é, também, uma espécie de quarteirão onde se localizam um conjunto de teatros (em torno de 40), em que vários  espetáculos estão disponíveis o ano inteiro. Tem algumas peças que costumam ficar em cartaz por vários anos, às vezes por décadas. Dentre os musicais, se destacam: Fantasma da Ópera, Rei Leão, Mary Poppins, Mamma Mia e, atualmente, o maior sucesso é o Homem Aranha.

Nesta encruzilhada mais famosa do mundo você encontra vários restaurantes e lojas para todos os gostos.  Alguns dos locais importantes nesta área são uma série de teatros, além de outros pontos como  o Times Square Studios, o Hard Rock Cafe NYC, o Planet Hollywood NYC, etc.

Também é sonho de muita gente passar o final de ano na Times Square, esperando para ver o  tal globo cair em um minuto, mas confesso que é melhor ser visto pela televisão. Para os corajosos que tem saúde para ficar em pé no frio (temperatura em torno de 1º grau) tem que chegar bem cedo, por volta do meio-dia, para não ficar longe demais do grandioso espetáculo. O interessante mesmo é ir um dia antes, pois vários testes televisivos são feitos com o globo, para orientar os inúmeros canais de TV que ficam a postos para a transmissão mundial. Estima-se que no mundo todo cerca de 1 bilhão de pessoas acompanhem o tal espetáculo, das quais 100 milhões nos EUA e, aproximadamente, 1 milhão fica a postos na Times Square. O modelo atual do globo é feito pela “Waterford Crystal” e pesa mais de 5 mil quilogramas. Chega a ser engraçado quando vc assiste ao vivo a descida do globo, porque dura tão pouco tempo e o frio é tão intenso que você não acredita que “já acabou”.

Para nós, brasileiros, acostumados com cenários pirotécnicos que duram uma eternidade após a batida da meia noite, a sensação é de que você “perdeu alguma coisa ao piscar os olhos”. Mas, de qualquer forma, vale sim, a participação no Reveillon da Times Square, pelo charme e pela luminosidade das telas e, também, pela hilaridade do excesso de policiais que tentam conter a multidão a qualquer custo, uma vez que todos querem chegar o mais perto possível do globo gigante. A maioria dos policiais preserva o espaço do quarteirão, pois são realizadas algumas festas privadas nos restaurantes e hotéis da Times Square, o que impede o livre trânsito de pessoas naquele espaço.

O melhor é visitar a mais famosa "encruzilhada do mundo" durante a noite, pois parece que o contraste com o céu escurecido deixa o visual ainda mais iluminado. Porém, mesmo durante o dia, as pessoas se impressionam com o visual das placas e das figuras mais enlouquecidas que circulam pelo local.

0 comentários:

Postar um comentário