A grandiosidade de Manhattan

Por muito que se tente imaginar ou até mesmo sonhar, não se chega nem perto da grandiosidade de Manhattan. Considerada a “Capital Fashion do Mundo”, NYC tem inúmeras facetas, uma delas é Manhattan. Esta parte de NYC possui uma área de 85 km² e quase um milhão e 600 mil habitantes, sendo considerado o maior centro financeiro dos EUA, além, é claro, de abrigar pontos turísticos como: a Times Square, o Central Park, o Empire State Building, a Broadway, a Brooklyn Bridge, entre outros. Ao contrário do que muita gente pensa, New York City não é Manhattan. NYC é formada por mais quatro distritos: Queens, Brooklyn, Bronx e Staten Island.

Mas porque nós, brasileiros, adoramos tanto Manhattan? Simplesmente desde criancinhas acompanhamos filmes, novelas, reportagens e uma infinidade de propagandas positivas dessa parte de NYC. Ao pisar nas ruas centrais de Manhattan, vivenciamos os táxis amarelos, os cachorros quentes das esquinas, o charme das mulheres desfilando na 5th Avenue, as vitrines charmosas da Tyffanys, Calvin Klein, Empório Armani, Victor Hugo e outras marcas famosas. Mas o melhor jeito de conhecer Manhattan é a pé mesmo, a cidade tem apenas 21 quilômetros de comprimento. Pode levar um bom tempo para atravessar da ponta leste até a ponta oeste de Manhattan, mas a cada esquina tem algo diferente para se ver, desde um “aloprado executivo de terno verde limão” passando por apresentações artísticas de rua com imitações perfeitas de Michael Jackson, e, até mesmo, vendedores ambulantes oferecendo casacos de grifes nas esquinas.

Conhecer Manhattan também passa pelo sistema de metrô. É o maior sistema desse tipo no mundo. Ele funciona 24 horas por dia, é seguro e é usado diariamente por mais de 3,5 milhões de pessoas. O metrô pode levar a qualquer lugar de Manhattan ou dos outros distritos. Os trens são denominados ou por letras (por exemplo, o trem F, C ou A) ou por números, como o trem 6. As linhas são cada uma de uma cor. Na realidade você vivencia dois modos de vida, um nas ruas e o outro no subterrâneo, andando de metrô. Um passe de metrô por 7 dias custa 27 dólares. Vale a pena comprar, dependendo do número de dias que você irá permanecer em NYC, pois se utiliza muito este tipo de transporte. Sem contar que sempre aparece um show diferente nas estações, o que deixa o trajeto bem mais interessante. Portanto, não se anda em Manhattan sem o cartãozinho do metrô e, conseqüentemente, com os “mapinhas” com os roteiros das linhas. 

Manhattan tem muito a oferecer, para cada estação do ano tem o que fazer, sem contar as promoções das melhores grifes mundiais. A melhor forma de visualizar Manhattan é observando a cidade do alto do edifício Empire State de onde se tem uma boa idéia da grandiosidade desta parte de NYC... Para aqueles que tem mais grana vale um passeio de helicóptero, que pode custar somente 150 dólares por pessoa, dependendo do tempo e da estação.

0 comentários:

Postar um comentário