O grande símbolo americano


Desde muito pequenos estamos habituados a vislumbrar a Estátua da Liberdade como o símbolo máximo americano. Temos em mente que um dia vamos conhecer de perto esse monumento, nem que seja para tirar uma foto e deixar na estante da sala para nós ou até mesmo os amigos e parentes curtirem. Muitas pessoas acreditam que a Estátua da Liberdade está localizada na Ilha de Manhattan, praticamente dentro da cidade, mas não. Na realidade, esse grande ponto turístico fica em uma ilhota de New Jersey, a aproximadamente 20 minutos de barco de Manhattan. Segundo os historiadores esse símbolo foi um presente dos franceses para os americanos quando estes venceram uma batalha contra a Inglaterra. O escultor francês Frederic Bartholdi usou a sua mãe como modelo e a construção da mesma teve o apoio do engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que construiu a famosa Torre Eiffel. De longe a estátua parece pequena, porém, ao chegarmos bem próximo é que temos a noção da dimensão do monumento americano. A estátua em si tem 46,50 metros, mas contando do pedestal chega a 92,99 metros, sendo considerada a escultura mais pesada do mundo. Internamente tem como percorrê-la, desde que o ingresso seja comprado com antecedência e se tenha disposição para subir 354 degraus da entrada ao topo do pedestal, até a tocha. Apenas o nariz mede 1,37 metros, deve ser por isso que a mesma é imponente!
Para se chegar à Estátua da Liberdade há duas formas: ou se chega cedo e se enfrenta uma enorme fila, ou se compra tudo via internet, através do site www.statuecruises.com, onde, além de você não perder tempo, ainda paga menos pelo ingresso. A maioria do tempo você fica mesmo em filas. Para entrar no barco todos passam por um “detector de metais”, nos mesmos moldes dos aeroportos e, posteriormente, para ingressar dentro do monumento, se passa por outra inspeção, afinal, os americanos cuidam muito da segurança do maior símbolo do país. Na média, um ingresso com acesso à estátua e mais o barco custa 15 dólares. Os barcos com saída para o passeio partem do Battery Park e a estátua fica localizada na Liberty Island (pasmem, pertence à New Jersey).
Mais do que conhecer o maior símbolo americano, visitar a Estátua da Liberdade passa a ser um sonho realizado, pois todos acabam tirando a famosa foto no pedestal do monumento, mas o mais legal mesmo é ver a paisagem de Manhattan. A imponência desses dois cartões postais deixa a sensação de dever cumprindo, de ter conhecido um pedaço do mundo que fez parte da sua infância, dos inúmeros filmes que pertencem a sua história de vida.
Quando se fala em turismo como gerador de renda, é justamente vendo a quantidade de turistas que visitam a estátua diariamente que se tem a real noção do que é ganhar dinheiro com a atividade turística. Os barcos para a ilha saem a todo o momento, iniciam suas viagens às 7h da manhã e vão até as 15h no inverno, porque anoitece cedo. O negócio é ir no finalzinho da tarde, pois com o pôr-do-sol sai uma foto mais linda do que a outra.
Tem que cuidar, também, para não dar uma mancada daquelas, pois a estação do Ferry Boat fica ao lado da saída do barco para a Liberty Island. Muita gente compra equivocado, ou seja, pega o ferry para a Ellis Island, achando que vai parar junto à Estátua da Liberdade, mas não!! Passa ao lado... mas pelo menos tem como tirar algumas fotos lindas...

0 comentários:

Postar um comentário